Nem Deus, nem Rei

Pois é, meus filhos terão que assistir “Os Dez Mandamentos” (1957) mesmo, porque “Êxodo – deuses e reis” (2014), não vai rolar.

O filme segue a mesma linha do recente “Noé”, apresentando – em sua narrativa totalmente divorciada da bíblica – os seguidores do Deus de Israel como indivíduos céticos que têm apenas vislumbres místicos de um deus enigmático e confuso, com tendências destrutivas.

Mas “Êxodo” me parece ainda mais radical na tarefa de desconstruir o Deus da bíblia: ele não é apenas uma força impessoal que leva seus seguidores a uma jornada confusa e sofrida de auto-conhecimento, como em “Noé”; ele é um indivíduo infantil, birrento, vingativo e sem um plano exatamente bem determinado, apesar de bastante poderoso. Seus seguidores não o conhecem, nem o adoram. Só esperam que ele os livre de dificuldades e lhes dê descanso. Moisés, em si, respeita e ama mais o próprio faraó do que o deus que passa a conhecer. E assim, passa o filme inteiro perdido, sem diretrizes, seguindo seus instintos e esperando a sorte, ops, deus aparecer em algum momento.

Ver tantos filmes com uma imagem tão nebulosa de Deus só faz transparecer o quanto estamos perdidos – e o quanto a Bíblia é atual. Nossa geração retrata na arte a sua busca mística por um deus que possa ser controlado e contestado, ou melhor, que possa ser criado a partir das próprias intuições, desejos e experiências humanas. Subjetividade é a palavra. Pena que tão distante da Verdade. Tomara que haja ainda tempo hábil para arrependimento.

“Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.”

(Mateus 22:29)

“O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos”

(Malaquias 1:6 a)

“O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.”

(2 Pedro 3:9)

 

 

Imagem destacada disponível em < https://www.pinterest.pt/pin/95138610862622114/?lp=true>19/07/2018

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *