Pequenos Detalhes

Às vezes, me pego analisando os pequenos detalhes existentes ao meu redor, seja com às nuvens no céu, seja com relação às árvores do quintal ou a um filme. Os pequenos detalhes me fascinam. Poderia passar horas, falando dos pequenos detalhes das criações de Deus ou dos existentes em cada parte de um filme.

Todavia, o que me traz aqui é algo que creio ter passado despercebido a muitos. Eu mesmo não havia refletido sobre isso nem por um momento, mas existem coisas que, de fato, nos alcançam mesmo sem que esperemos por isso.

Minha reflexão é sobre o capítulo 20 de João, mais precisamente sobre o verso 7. Sugiro que você leia bem atentamente esse versículo e, antes de prosseguir no texto, tente descobrir qual o maior detalhe presente nele.

“E que o lenço, que tinha estado sobre a sua cabeça, não estava com os lençóis, mas dobrado num lugar à parte.”

Em algumas traduções, podemos encontrar ainda, no lugar da palavra dobrado, o termo enrolado.

Até este ponto, pode parecer que o texto não tem muito significado; além do mais, só fala de como estava o lenço que cobria o rosto de Jesus quando foi sepultado. Porém, como eu disse, as maravilhas estão nos pequenos detalhes.

Pense no seguinte: Cristo, quando ressuscitou, manteve intactos os panos que cobriam seu corpo, mas se preocupou em dobrar um lenço? Que importância há em dobrar um lenço quando todo o resto permaneceu o mesmo?

Ocorre que, nesse período histórico, havia uma tradição que qualquer garoto ou homem judeu conhecia muito bem. Sempre que um servo preparava a mesa para que seu amo se alimentasse, preocupava-se com todos os detalhes que agradariam seu patrão, de tal forma que não fosse necessário modificar nada na mesa após a chegada do mesmo, pois, assim que o amo chegasse para comer, o servo deveria desaparecer.

Onde entra o lenço na história? Entra num detalhe que torna a situação riquíssima…

Se o amo, quando se retirasse, amassasse o lenço e o jogasse na mesa, significaria para o servo que ele já havia terminado sua refeição e, dessa forma, o servo poderia tirar a mesa.

Porém, se o amo dobrasse o lenço e o deixasse em um lugar à parte, o servo, de maneira alguma, poderia mudar a mesa, pois o significado seria:

“Eu voltarei!”

 

 

Bibliografia

Augusto, A. Estudo O Lenço Que Jesus Dobrou <http://www.estudosgospel.com.br/estudo-biblico-evangelico-diversos/o-lenco-que-jesus-dobrou.html> 01/06/2018.

O Lenço Dobrado <http://www.vozdaverdade.com.br/olencodobrado1.htm>01/06/2018

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *